quinta-feira, 27 de março de 2014

Rio

ROCINHA GANHA PRIMEIRA OPERADORA DE TURISMO SUSTENTÁVEL

Com o apoio do Governo do Estado, iniciativa vai gerar emprego e renda na comunidade pacificada.o: Julia de Brito // Fotos: Salvador Scofano 




A Rocinha ganhou uma agência e operadora de turismo receptivo para desenvolver seu potencial turístico e gerar emprego e renda para moradores e empreendedores da comunidade pacificada. Considerada a primeira operadora sustentável, a empresa Rocinha Original Tour, cujo slogan é "conhecer a Rocinha com quem a conhece", contou com o apoio do Governo do Estado, que em 2011 começou a participar de reuniões com representantes do Fórum de Turismo da comunidade para auxiliá-los na concretização da ideia de desenvolver atrativos na localidade.

– A agência é importante para a área de turismo e para seus moradores, porque surgiu por meio de um fórum onde a própria comunidade começou a se organizar e identificar as principais necessidades para atingir o turista. Esta agência e operadora funcionará com o trabalho de pessoas que conhecem a localidade e sabem tudo sobre os seus atrativos. Há demanda para isso. A visitação é muito grande aqui e o turismo é o ramo que cria maior número de empregos em menos tempo. Guias, transportadores, auxiliares, artesãos, hotéis, hostels e restaurantes da área poderão se beneficiar para que a renda fique dentro da comunidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas – explicou o secretário de Turismo, Ronald Ázaro.

Entre os roteiros: feijoada na laje e caminhada em parque ecológico

Para atender à grande procura de visitantes brasileiros e estrangeiros, a empresa pretende operar quatro roteiros turísticos, que serão vendidos para outras agências espalhadas pela cidade: Turismo Panorâmico, onde serão percorridos os principais atrativos da favela; Feijoada da Rocinha, circuito gastronômico, com direito a feijoada na laje; Turismo Cultural, com passeios pelo complexo esportivo, Escola de Surf, Casa das Artes, entre outros; e Roteiro Ecológico, com início no ponto mais alto da comunidade, com vista para todas as praias da Zona Sul do Rio, caminhada em trilhas, Parada no Mirante 199 e parque ecológico. A agência da Rocinha também vai trabalhar com roteiros personalizados.
Segundo o presidente do Fórum de Turismo da Rocinha e idealizador do projeto, Ailton Araújo Ferreira, cerca de 2 mil turistas visitam a comunidade por dia no período de alta temporada. A agência fará parceria com empreendedores da localidade e também pretende qualificar moradores para funções na área.

– Queremos aproveitar o potencial que a Rocinha tem na questão do turismo de favela. Vamos fazer parcerias com o comércio local e capacitar moradores para dar oportunidades de trabalho. Por exemplo, um morador que queira estar alugando seu espaço para um evento ou hospedagem poderá trabalhar em parceria conosco – disse Ailton.

Emprego e renda


Nascido e criado na Rocinha, o ex-ambulante Leonardo Leopoldino, de 32 anos, é um dos guias de turismo da nova agência.

– Desde 2011 trabalho como guia de turismo. Comecei a estudar inglês em uma organização, criada por estrangeiros, aqui na Rocinha. Esta é a primeira empresa legalizada. Antes as agências que atuavam na Rocinha eram de fora. O dinheiro do turismo precisa girar aqui mesmo na região, fortalecendo a economia local – afirmou o morador.

Dono de um hotel na Rocinha, José Ramos, de 49 anos, está confiante. Ele acredita que a agência ajudará a alavancar o turismo na comunidade, beneficiando os moradores do local.

– Decidi abrir o negócio porque o povo precisa conhecer a gente, aqui tem muita coisa boa. Tivemos grande procura no Carnaval e na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – disse José.

Trabalhando há 15 anos como guia independente de turismo, Alberto de Azevedo Beltrão, de 51 anos, participou da cerimônia de lançamento da agência.


– Acredito que a operadora terá um papel importante. Organizar o turismo na Rocinha é fundamental – afirmou o guia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário