quinta-feira, 27 de março de 2014

Economia

NEOBUS INAUGURA FÁBRICA NA CIDADE DE TRÊS RIOS


Nova unidade do Centro-Sul vai concentrar toda produção de ônibus urbanos da empresa gaúcha

Fotos: Rogerio Santana


TRÊS RIOS – O Estado do Rio de Janeiro deu mais um passo para se consolidar como o novo polo automotivo do pais. Nesta quinta-feira (27/03), foi inaugurada em Três Rios, na Região Centro-Sul do Estado, a fábrica de ônibus gaúcha Neobus. Com investimentos de R$ 100 milhões, a empresa anunciou que pretende expandir sua área de atuação nos próximos anos. Até 2016, a expectativa é que as atividades da empresa sejam transferidas de Caxias do Sul (RS) para o município fluminense, elevando as vagas geradas agora, de 1.200 empregos, para 2.500.

Estão instaladas no estado a Man (caminhões da Volkswagen), em Resende; a PSA Peugeot Citroen, em Porto Real; e a Marcopolo/Ciferal, em Xerém. Em breve a Nissan inicia as operações em sua unidade, e para 2015 a Jaguar Land Rover inaugura sua fábrica, ambas em Resende.


O governador Sérgio Cabral participou da cerimônia e fez questão de fazer um tour na nova fábrica. Cabral lembrou que o município de Três Rios, na Região Centro-Sul do Estado, é um celeiro de indústria, de empreendedores e de empreendimentos. O governador elogiou também a qualidade de produção da Neobus e enfatizou que a empresa vai produzir equipamentos para melhorar a mobilidade no Rio.

- O presidente da Neobus, Edson Tomiello, disse que hoje o Rio ocupa o segundo lugar no mercado da América Latina na produção destes veículos, perdemos apenas para São Paulo. Já estamos na frente de Santiago, Bogotá e Buenos Aires - afirmou o governador Sérgio Cabral.


O vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, também participou do evento que marca um momento importante para Três Rio.


- A cidade vivia um processo de decadência econômica e fico feliz de ver que a Três Rios conseguiu se reerguer. Hoje estamos inaugurando uma fábrica que vai gerar muitos empregos. A região vai crescer muito mais, não tenho duvidas – afirmou Pezão.

Tomiello, por sua vez, agradeceu a determinação do Governo do Estado de transformar a região em um polo automotivo.

- Ainda em 2010 participamos da modernização da cidade do Rio com as construções dos BRTs. Somos líder no mercado na fabricação deste tipo de veículo - explicou o presidente da Neobus.

Na esteira da produção, a Companhia de Desenvolvimento Industrial (Codin) - vinculada Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços - , acionou estratégia para trazer com a Neobus os seus fornecedores. Empresas que hoje atuam no Sul foram convidadas pela Codin a conhecer as vantagens de se instalar no Estado do Rio de Janeiro.

Foi na Neobus que Jhonath Lira, de 18 anos arrumou o primeiro emprego como preparador de superfície, ele prepara o ônibus para ser pintado. Contratado em fevereiro, o jovem passou a complementar a renda da família.
- Moro com minha mãe e duas irmãs mais novas aqui em Três Rios. Meu salário ajuda a pagar as contas da casa - contou o jovem que já tinha no currículo um curso técnico de pintura e concluirá o Ensino Médio este ano.


- Apresentamos a eles as condições que oferecemos, como financiamentos em condições especiais, incentivos tributários, áreas disponíveis para sua instalação, entre outras vantagens - disse a subsecretaria de Comércio e Serviços do Rio, Dulce Angela Procopio.

 http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=2010694

Nenhum comentário:

Postar um comentário