quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

DICAS DE ECONOMIA

Nosso foco hoje é a economia!
Vamos listar algumas dicas para diminuir a possibilidade de passarmos por apertos financeiros.
Primeiramente para economizar é preciso saber quanto você gasta por mês. Faça levantamento de todas despesas fixas, tais como: água, luz, telefone, imposto predial, escola, gás, convênio médico, seguro de carro, IPVA, gasolina e etc. Some todas as despesas fixas e compare com o valor do seu salário liquido. Se a soma das despesas for maior que o salário, não perca tempo e de início ao CORTE NAS DESPESAS.
Veja abaixo algumas dicas de economia:

Despesas fixas
Analise os valores que você esta pagando de água, luz e telefone e lembre-se que sempre há espaço para economizar.
Procure usar telefone nos horários de tarifas reduzidas 06 às 07 horas e 14 às 24 horas que terá desconto de até 53% aos sábados domingos e feriados.
Evite ligar em dias úteis das 9:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00, você terá acréscimo de 100%.
Reduza o tempo no banho e olhe as crianças, elas adoram banhos longos.
Apague sempre a luz ao sair de cada cômodo da casa.

Supermercado
Quando for às compras, leve uma lista e limite-se a ela. Lembre-se que os supermercados colocam produtos destinados às crianças em locais de fácil acesso e isso vai fazer você gastar mais. Se possível não as leve ao supermercado.
Não vá ao supermercado com fome, nessa situação você comprará muito mais, porque o seu estomago pede.
Se possível faça pesquisa de preços.

Shopping
Antes de entrar em uma loja e comprar algo, pense bem se realmente precisa desse objeto. Nunca compre por impulso!
Se chegar a conclusão, que é necessário comprar, não se contente em saber somente se o valor da prestação cabe no seu bolso, pergunte a taxa de juros, não aceite “fatores” eles enganam você. Investigue sobre tarifas de contrato, cadastro pois elas sempre estão incluídas na sua prestação.

Cartões de crédito
Colecionar cartões de crédito não é boa idéia. Além de pagar anuidade, você não pode esquecer que a fatura vai vencer e você precisa pagar em dia, caso contrário pagará até 12%am de juros sobre o saldo da fatura.
Cuidado com parcelamento no cartão de crédito, geralmente tem juros embutidos e é o grande vilão do seu descontrole financeiro.

Contas correntes
Você não precisa de várias contas correntes. Essa prática só aumenta suas despesas com tarifas de prestação de serviços e dificulta seu controle financeiro.
Sê comprar com cheque pré-datado, não esqueça de anotá-los e de prestar atenção nos juros embutidos.

Cheque especial
Não faça do cheque especial extensão do seu salário. Além de ser um dos créditos mais caros do mercado, fica completamente dependente dele, uma vez que ele está disponível em sua conta corrente. Caso realmente precise de empréstimos, busque alternativas mais baratas.

Poupar é preciso
Condicione-se a poupar 1% do seu salário mensal. No início você terá dificuldade porque mudança de hábito requer muito esforço, mas você verá que é possível e muito gratificante.
Muitas pessoas não poupam e não podem nem ouvir falar em controle de orçamento, por acreditarem que já estão no limite. É preciso deixar de lado a desculpa do baixo salário e pensar o que o dinheiro significa para você, quais são as suas reais necessidades em curto, médio e longo prazo.
Ter disciplina com os gastos diminui a tensão e garante qualidade de vida.
Pense nisso na próxima vez que for assinar um cheque ou usar cartão de crédito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário