segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

ABAIXO ASSINADO LINHA 3 DO METRÔ NITERÓI-SÃO GONÇALO

Queremos através desse canal, debater um assunto de grande relevância para os moradores das cidades de Niterói e São Gonçalo, a implantação da linha 3 do Metrô.
A Linha 3, também chamada de Linha Azul, ligará a estação Carioca (no centro da cidade), passando por Niterói, até São Gonçalo.
Atenderia a demanda de áreas muito adensadas e carentes de transporte de massa, essencialmente o município de São Gonçalo. A linha cortaria toda a sua extensão, além de passar por Niterói e, num segundo momento, atingindo a Itaboraí, onde será implantado o Pólo Petroquímico (Comperj), aumentando a demanda de transporte para aquela região.
Seu traçado projetado possui um trecho prioritário e dois trechos que seráo realizados em uma etapa posterior.
O trecho prioritário começa na Praça Araribóia, no Centro de Niterói, e vai até Guaxindiba, em São Gonçalo. Nesse trecho existirão as estações Jansen de Melo, Barreto (ambas em Niterói), Neves, Vila Lage, Porto Velho, Paraíso, Parada 40, Zé Garoto, Rodo/Mutuá, São Miguel, Antonina, Trindade, Alcântara, Jardim Catarina e Santa Luzia.
Segundo a AgenciaBrasil esse trecho prioritário, Guaxindiba > Praça Araribóia, terá custo de R$ 1,12 bilhão.
O trecho que liga a Praça Araribóia a Estação Carioca, via Praça XV, não está previsto para o curto prazo devido a seu elevado custo. Ainda segundo a AgenciaBrasil esse trecho em túnel de 5,5 km sob a Baía de Guanabara terá custo de R$ 1,87 bilhão.
O outro trecho partiria de Guaxindiba e iria até Itaboraí, possivelmente passando por Manilha e Venda das Pedras, as 2 localidades mais importantes do município. A refinaria da Petrobras será localizada próxima a Porto das Caixas e Visconde de Itaboraí, localidades menos adensadas e onde o atual trem de passageiros da Central do Ramal de Niterói faz sua parada terminal. A Zona Sul e a Região Oceânica de Niterói também podem vir a ser atendidas pela Linha 3, especialmente se o trecho Niterói - Rio de Janeiro vier a ser descartado, podendo a linha atravessar os bairros do Ingá, Icaraí, São Francisco, Viradouro, Pendotiba, Piratininga e Itaipu, por exemplo.

O site Petição Pública, lançou um abaixo-assinado em defesa da implantação da Linha 3. Veja abaixo trechos do pedido:

"São Gonçalo e Niterói vem enfrentando um caos, tanto na travessia da Ponte, que já está saturada e engarrafada, como principalmente em sua própria região e em suas vias principais.
Áreas como a região da Alameda São BoaVentura ao Centro de Niterói, Zona Sul-Centro de Niterói, eixo Alcântara-Centro-Neves em São Gonçalo e BR-101-Av. do Contorno, estão extremamente engarrafados, lotados de ônibus e carros que fogem do transporte público ineficiente e demorado.
Situação que acaba refletindo em TODOS os bairros das duas cidades e em todo o restante do Estado, causando um acréscimo de vários minutos e até horas, no trajeto desejado.
A Linha 3, irá retirar praticamente todos os ônibus vindos de São Gonçalo, das ruas do Centro de Niterói e redondezas, da Ponte e também das ruas do Centro do Rio, como das vias principais internas do próprio município.
Vai retirar também, boa parte de veículos, de pessoas que hoje fogem do transporte público demorado.
Desafogando assim as ruas do Centro de Niterói, Ponte, vias principais de São Gonçalo, RJ-104, BR-101 e afins. Possibilitando também a diminuição do tempo de trajeto de toda a população de Niterói, e outras localidades, em direção ao Centro de Niterói, por não haver mais ruas congestionadas.
Locomoção dentro do município de São Gonçalo em no máximo cerca de 20 minutos. Além de:
Ida, e volta, de Niterói em no máximo cerca de 35 minutos.
Ida, e volta, do Centro do Rio, em no máximo cerca de 35, 40 minutos.
Além de já deixar o fluxo de passageiros perfeito, também no sentido inverso, para o Comperj e as futuras empresas que vão abrir na região.
Esta petição tem o intuito de pedir a rápida construção do Projeto da Linha 3 de Metrô Niterói-Guaxindiba.
As últimas informações que constam da Linha 3 diz que o projeto está impugnado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) a não receber a verba de origem federal por irregularidades orçamentárias e afins no projeto.
Pedimos:
-A devida regularização do que for devido pelos responsáveis competentes.
-A construção em elevado de TODO o trajeto da Linha 3 de Niterói até Guaxindiba (não mais nenhum trecho em superfície).
-A criação da Estação Multimodal pelo Caminho Niemeyer, conforme projeto entregue pela Prefeitura de Niterói.
-Integração de todos os ônibus municipais de São Gonçalo saindo dos bairros até a estação da Linha 3 mais próxima. Não tendo mais ônibus passando na via principal, onde o metrô deverá ser utilizado. E nenhum ônibus, partindo de São Gonçalo em direção a Niterói (salvo algumas exceções necessárias).
-Aumento da capacidade das Barcas na nova estação a ser construída na Estação Multimodal da Linha 3 (Metrô, Barcas, Terminal de Ônibus João Goulard). Com a aquisição de novos catamarãs.
-Integração da Linha 3 da Estação do Barreto, com ônibus articulados, em duas faixas seletivas, uma de cada lado da Ponte, indo até a estação de Metrô mais próxima (Estácio ou Cidade Nova). Possibilitando a travessia em cerca de 10 minutos.
Enquanto não há a construção da segunda parte da Linha 3, o túnel pela Baía de Guanabara. As faixas seletivas com articulados fariam essa integração da Linha 3 com as Linhas 1 e 2. Possibilitando a travessia em cerca de 10 min. e a chegada nos destinos Centro, Central, Cinelândia, por exemplo, em 5 e 10 min.
Vinte ônibus articulados com capacidade para 320 passageiros cada, em cada uma das duas faixas seletivas, por exemplo, teria capacidade de realizar a travessia de 6.400 (seis mil e quatrocentas) pessoas a cada 10 minutos. Quase cinco vezes mais que as Barcas atravessa hoje durante o horário de pico."

Idéias, soluções e discussão:

http://dialogosg.blogspot.com/2010/11/linha-3-do-metro-por-que-nao-sai.html
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?

Acessem o link abaixo e participem, dando a sua assinatura, para que esse projeto, de extrema importância, saia do papel. Vamos debater também aqui no nosso canal.


2 comentários:

  1. Lamentavel o governador Cabral de um metrô cap.60mil/Hora optar por um Monotrilho 25 mil/h.Ignorancia por desconhecer o corredor de transporte ali que irá congestionar a Estação Arariboia.Tá na hora de sermos ousados em transporte de alta capacidade ou a cidade vai ser congestionada de ônibus e carros
    Exemplo que fez o Serra linha 4 no metrô SP e Belo Horizonte articula a sua PPP.Existe empresas do ramo de transporte que interessa participar de um consorcio.Governo precisa dar garantias segurança juridica financeira pro projeto decolar.Veja a arrancada de obras do metrô de Porto Alegre.O Rio não pode ficar pra traz.Só metrô é util e indispensavel a sobrevivencia de uma metropole.

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  2. Só quem mora na região fluminense consegue de fato entender a necessidade de ir e vir diariamente.

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