segunda-feira, 29 de agosto de 2011

COMEÇA ESSA SEMANA A 15ª BIENAL DO LIVRO

O BRASIL E O MUNDO SE ENCONTRAM NA 15ª BIENAL DO LIVRO

Com a participação de 150 autores nacionais e 23 estrangeiros, a edição deste ano aposta na diversidade e prepara uma homenagem à cultura brasileira


Em sua 15ª edição, a Bienal do Livro Rio segue com a proposta de aproximar o público de um universo de livros e autores, formando novos leitores e celebrando o mercado editorial em uma programação cultural variada e dinâmica. Este ano, entre 1 e 11 de setembro, o grande evento literário do país ― um dos principais marcos do calendário da cidade ― apresentará novidades combinadas a espaços já consagrados.

A Bienal do Livro Rio, em uma área de 55 mil m² na qual se concentram 950 expositores, espera receber 600 mil pessoas durante seus 11 dias de programação, mantendo o total de público das últimas edições. Serão lançados cerca de mil títulos durante o evento, que tem a expectativa de vender cerca de 2,5 milhões de livros. Com a Bienal, o Brasil e, em especial, o Rio de Janeiro têm a oportunidade de se inteirar com o que acontece no mundo dos livros e conviver com alguns dos maiores escritores nacionais e internacionais.

A homenagem ao Brasil
A homenagem ao Brasil dará o tom à Bienal deste ano por meio de uma série de ações que, nos mais variados espaços, discutirão a cultura e a realidade de nosso país. O Brasil passa por um ótimo momento no cenário internacional, tanto econômica quanto culturalmente. Com as homenagens agendadas nas feiras de Bogotá e Frankfurt, a Bienal do Livro Rio não poderia ficar de fora e terá o próprio Brasil como tema de sua 15ª edição. Todas as mesas com o selo da homenagem ao Brasil estão indicadas na grade com a programação cultural completa, disponível em http://www.bienaldolivro.com.br/programacao_cultural/8/index.

A programação cultural
A Bienal junta diversão, conteúdo de qualidade e uma diversidade de atrações capaz de seduzir todo tipo de público, de apaixonados por literatura fantástica a apreciadores de livros premiados e festejados pela crítica. Isso é fruto de uma dedicação cada vez maior à programação cultural, que este ano teve um investimento de R$ 4,2 milhões, um valor 2,5 vezes maior que o da edição de 2009.

Farão parte da programação cultural mais de 120 autores brasileiros e 22 estrangeiros ― este último mais um recorde histórico das bienais. São eles: Abraham Verghese, Alejandro Guillermo Roemmers, Alyson Noël, Amitav Ghosh, Anne Rice, Audrey Niffenegger, Gonçalo M. Tavares, Deborah Harkness, Hilary Duff, Jean Marie Blas de Roblès, Kim Edwards, Lauren Kate, Leonard Mlodinow, Lisa Sanders, Marc Levy, Michael Connelly, Pepetela, Patricia Schultz, Steven Carter, Robert L. Wolke, Scott Turow e William P. Young.

Os espaços mais visitados em outros anos têm lugar garantido na programação de 2011. O Café Literário traz debates em clima descontraído que aproximam autor e leitor em conversas sobre livros, estilos e ideias. Com 38 sessões, terá a curadoria do escritor e crítico Ítalo Moriconi.
Este ano, no entanto, o Café Literário abrirá espaço a duas novidades. Uma delas será o Sarau Poético, no qual poetas jovens e veteranos mantêm viva a tradição carioca que evoluiu da declamação romântica à moderna leitura em bares até a pós-moderna performance na web. A outra é o Debateboca, um “bate-pronto” de pergunta e resposta que promete trazer ao Café Literário ideias novas e relatos marcantes.
Já o Mulher e Ponto, com a jornalista Sonia Biondo como curadora, promoverá bate-papos entre escritoras que retratam em suas obras os mais variados temas de interesses feminino e personalidades desse universo, que representa mais da metade do número de leitores no país. Nesta edição, o espaço receberá também nomes internacionais espalhados por cerca de 16 sessões.
O Livro em Cena, que este ano terá à frente o diretor teatral Gabriel Vilella, voltará a difundir o conhecimento de clássicos da literatura. Em 11 sessões, personagens célebres criarão vida por meio de leituras realizadas por alguns dos atores mais queridos do público brasileiro.
Nomes celebrados estarão ainda nas sessões de Encontros com Autores e na Conexão Jovem, dedicado ao público que durante a última década vem se firmando como grande consumidor de literatura. Serão, respectivamente, três e quatro sessões.

A Bienal também terá um novo espaço infantil, com a curadoria de João Alegria e cenografia da agência Pândega. Batizada de Maré de Livros, será uma área lúdica e interativa na qual crianças, adolescentes e adultos poderão se divertir no riquíssimo território das palavras. Além disso, a Biblioteca Mirim reunirá grandes obras dirigidas ao público infanto-juvenil e terá seis sessões diárias de contação de histórias. A programação cultura completa está disponível em http://www.bienaldolivro.com.br/programacao_cultural/8/index.

A visitação escolar
Marca registrada da Bienal do Livro Rio, a visitação escolar, com dias reservados para que alunos de colégios públicos e particulares do Rio possam conhecer o evento, tem o objetivo de estimular a imaginação e aproximar os estudantes do mundo dos livros. Este ano as 170 mil vagas disponibilizadas pelo programa se esgotaram em apenas três horas.
Todos os estudantes inscritos na visitação escolar receberão a Nota da Bienal, um voucher de R$ 5 que poderá ser trocado por um livro no mesmo valor a ser disponibilizado pelos expositores.
Serão seis dias destinados ao programa: 1º (das 14h às 17h), 2, 5, 6, 8 e 9 de setembro (de 9h às 17h). No feriado de 7 de setembro não haverá a visitação escolar.

Livros eletrônicos
A Bienal do Livro Rio deste ano terá pela primeira vez um espaço dedicados aos e-books. A Bienal Digital será uma verdadeira degustação na qual os visitantes terão a chance e experimentar os mais variados e-readers e tablets, entrando em contato direto com as novas tecnologias que vêm ditando o rumo do mercado editorial.

A Bienal do Livro Rio
Maior evento literário do país, a Bienal do Livro Rio é uma grande festa que tem o livro como astro principal. Nos espaços dedicados às atrações, os públicos mais variados podem participar de debates e bate-papos com personalidades culturais e de atividades recreativas que promovem a leitura, combinando conteúdo e diversão.
Na última edição, nos 55 mil m² de espaço, 950 expositores se acomodaram nos três pavilhões pelos quais passaram os 121 autores nacionais e internacionais que fizeram parte da programação oficial.
A 15ª Bienal do Livro Rio, uma iniciativa do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) em parceria com a Fagga | GL events, acontecerá no Riocentro entre 1º e 11 de setembro de 2011. Em relação a 2009, o evento terá um aumento de 20% na área de expositores.
O evento tem como patrocinadores másteres a Petrobras, o BNDES e loja online Submarino. A Rede D’Or apoia a Maré de Livros, enquanto a Light renova seu patrocínio à visitação escolar, um dos carros-chefes do evento. A Submarino também irá apoiar a atração dedicada à degustação de livros eletrônicos, a Bienal Digital. Já a Biblioteca Mirim terá o patrocínio da Supergasbras.

Os organizadores
A Fagga, empresa do Grupo GL events Brasil, é líder no setor que trabalha há mais de 40 anos na organização de feiras, exibições, conferências internacionais e eventos corporativos. Com escritórios nas principais capitais brasileiras, a empresa já realizou 2.600 eventos no Brasil e 250 no exterior. O Grupo GL events tem sede em Lyon, na França, e é um dos maiores conglomerados mundiais na área de eventos e exposições.
O SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) é uma sociedade civil que tem como objetivo o estudo e a coordenação das atividades editoriais no Brasil, assim como a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais. Sua missão é dar suporte à classe nas áreas de direitos autorais, biblioteconomia, trabalhista, contábil e fiscal. A atual presidente do SNEL é Sonia Jardim, que também é vice-presidente de operações do Grupo Editorial Record.

Nenhum comentário:

Postar um comentário