sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

MPF DISTRIBUI CARTILHA EM COMUNIDADES PARA PREVENIR ABUSOS POLICIAIS


O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ) começou a distribuir a cartilha “Diretrizes para uma Polícia Cidadã” em comunidades cariocas que receberam as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). As duas primeiras comunidades a receber a publicação nesta quarta-feira, dia 26, são Cidade de Deus, em Jacarepaguá, e Babilônia, no Leme. Idealizada pelo Grupo de Controle Externo da Atividade Policial do MPF, a cartilha busca esclarecer a população sobre seus direitos e deveres no relacionamento com a polícia e informa o papel das Corregedorias e do Ministério Público no controle das polícias, especialmente em casos de abuso.
A cartilha também informa as instituições responsáveis pela Segurança Pública e orienta o cidadão sobre como se defender e denunciar os abusos policiais. A intenção da divulgação no Rio é que, principalmente, as atuais comunidades com UPPs recebam o material.
Em todo o Brasil, foram enviados 50 mil exemplares para as regiões Sudeste, Centro Oeste e Nordeste (cada), 30 mil para o Sul e 20 mil para a região Norte. Lançada em outubro passado, no X Encontro Nacional da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, a cartilha também está disponível no site da Procuradoria da República no Rio de Janeiro: http://www.prrj.mpf.gov.br/policia_cidada/cartilha_102_regiao_sudeste_visualizacao.pdf






Nenhum comentário:

Postar um comentário