CONSÓRCIO CONFIRMA 2 ESTAÇÕES NA GÁVEA
Em nota no site, o consórcio que está construindo a linha 4 do metro Ipanema-Barra, informou que vai construir os 2 túneis e segunda plataforma para manter as possibilidades de expansão do sistema.
Comunicado: construção da estação Gávea
A execução da Estação Gávea em dois níveis tem como objetivo proporcionar independência operacional, em duas plataformas, para atendimento simultâneo de duas linhas (ou serviços). Além disto, preserva a possibilidade de futuras expansões sem a paralisação da estação.
Por outro lado, a diferença de níveis desta estação traria um esforço maior para os usuários que decidissem trocar de linha (ou serviço) neste local, pois precisariam circular por diferentes andares desta estação, refletindo-se em deslocamentos maiores e perda de tempo para a troca de trens.
Com a evolução do projeto da Linha 4 do Metrô, a Concessionária Rio Barra identificou a possibilidade de melhorar o projeto dos dois túneis que chegam à estação (vindos de São Conrado e do Leblon) e esta alteração permitiu posicionar as duas plataformas independentes em um mesmo nível, lado a lado, mantendo todos os benefícios da independência e melhorando a logística de circulação de passageiros entre as linhas (ou serviços).
Vantagens adicionais foram obtidas, tais como a redução da interferência na superfície do terreno, melhoria na performance da execução da obra, fim da necessidade do tratamento do curso do Rio Rainha e maior flexibilidade para execução dos rabichos da estação e futuras expansões.
Em nota no site, o consórcio que está construindo a linha 4 do metro Ipanema-Barra, informou que vai construir os 2 túneis e segunda plataforma para manter as possibilidades de expansão do sistema.
Comunicado: construção da estação Gávea
A execução da Estação Gávea em dois níveis tem como objetivo proporcionar independência operacional, em duas plataformas, para atendimento simultâneo de duas linhas (ou serviços). Além disto, preserva a possibilidade de futuras expansões sem a paralisação da estação.
Por outro lado, a diferença de níveis desta estação traria um esforço maior para os usuários que decidissem trocar de linha (ou serviço) neste local, pois precisariam circular por diferentes andares desta estação, refletindo-se em deslocamentos maiores e perda de tempo para a troca de trens.
Com a evolução do projeto da Linha 4 do Metrô, a Concessionária Rio Barra identificou a possibilidade de melhorar o projeto dos dois túneis que chegam à estação (vindos de São Conrado e do Leblon) e esta alteração permitiu posicionar as duas plataformas independentes em um mesmo nível, lado a lado, mantendo todos os benefícios da independência e melhorando a logística de circulação de passageiros entre as linhas (ou serviços).
Vantagens adicionais foram obtidas, tais como a redução da interferência na superfície do terreno, melhoria na performance da execução da obra, fim da necessidade do tratamento do curso do Rio Rainha e maior flexibilidade para execução dos rabichos da estação e futuras expansões.
Veja ainda: Vídeo "tatuzão sendo levado para montagem.
nota do site: