sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

MPF DISTRIBUI CARTILHA EM COMUNIDADES PARA PREVENIR ABUSOS POLICIAIS


O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ) começou a distribuir a cartilha “Diretrizes para uma Polícia Cidadã” em comunidades cariocas que receberam as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). As duas primeiras comunidades a receber a publicação nesta quarta-feira, dia 26, são Cidade de Deus, em Jacarepaguá, e Babilônia, no Leme. Idealizada pelo Grupo de Controle Externo da Atividade Policial do MPF, a cartilha busca esclarecer a população sobre seus direitos e deveres no relacionamento com a polícia e informa o papel das Corregedorias e do Ministério Público no controle das polícias, especialmente em casos de abuso.
A cartilha também informa as instituições responsáveis pela Segurança Pública e orienta o cidadão sobre como se defender e denunciar os abusos policiais. A intenção da divulgação no Rio é que, principalmente, as atuais comunidades com UPPs recebam o material.
Em todo o Brasil, foram enviados 50 mil exemplares para as regiões Sudeste, Centro Oeste e Nordeste (cada), 30 mil para o Sul e 20 mil para a região Norte. Lançada em outubro passado, no X Encontro Nacional da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, a cartilha também está disponível no site da Procuradoria da República no Rio de Janeiro: http://www.prrj.mpf.gov.br/policia_cidada/cartilha_102_regiao_sudeste_visualizacao.pdf






ÍNDICE QUE REAJUSTA O ALUGUEL SOBE MAIS EM JANEIRO

Inquilinos preparem-se!
Os aluguéis de imóveis podem sofrer reajuste devido a alta no Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), que subiu de 0,69% em dezembro para 0,79% no mês de janeiro. Essa taxa serve de base para a correção dos valores do aluguel. Nos últimos 12 meses, houve alta de 11,50%.
Esse resultado é efeito da elevação média de preços tanto no setor atacadista quanto no varejo.
Além do IGP-M, houve aumento médio também no Índice de Preços ao Consumidor (IPC) que passou de 0,92% para 1,08%. Com a alta desse índice, as despesas domésticas com educação, transporte, despesas diversas e saúde, vão ser um peso a mais no bolso do usuário destes serviços.
Já o terceiro componente do IGP-M, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) decresceu com 0,37% ante 0,59%, influenciado pela acomodação dos salários pagos na construção civil.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

MORADORES DO CONJUNTO NOVA SEPETIBA RECLAMAM DA FALTA DE INFRA-ESTRUTURA

Construído pelo Governo do Estado, na gestão do Governador Anthony Garotinho, o Conjunto Habitacional Nova Sepetiba, vem seguindo o exemplo de outros empreendimentos populares construídos no passado, onde a única preocupação era construir um teto para remanejar moradores de áreas nobres da Cidade, ficando de fora a preocupação com a infra-estrutura urbana e a inclusão sócio-espacial dos mesmos ao resto da cidade.
Segundo os moradores, o descaso é total. Durante a noite há constantes quedas de energia na região e durante o dia o fornecimento de água é deficiente. Com tantos problemas em infra-estrutura, o que deveria ser moradia digna virou favela.

Conjunto Nova Sepetiba construído no governo Garotinho, dentro do Programa Morar Feliz, e que ergueu 28 mil casas populares.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

GUIA DE PRAIAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO


O Rio de Janeiro é uma cidade de inúmeras belezas, possui diversas atrações que agradam e apaixonam moradores e turistas. Dentre essas, merecem destaque as suas praias. Preparamos abaixo, uma relação dessa beleza natural da Cidade Maravilhosa. Escolha a que melhor lhe agradar e vá curtir essa diversão.

ZONA SUL

Possui 800m de extensão entre o Forte de Copacabana e a Rua Francisco Otaviano com Av. Vieira Souto.

Possui 2 km de praia entre Arpoador e Jardim de Alah. Famosa por concentrar gente bonita em suas areias e por suas eternas "garotas de Ipanema".

Paraíso escondido e, portanto, de difícil acesso.

Praia bastante familiar, com uma área específica para crianças, apelidada de Baixo Bebê.

Consideradas duas das praias mais famosas do mundo, possui 4,15km de extensão, acompanhando a Av. Atlântica até o Forte de Copacabana.

A Praia do Diabo fica à esquerda da Pedra do Arpoador.

Ao lado da Pedra Bonita, é ideal para aventureiros que praticam o salto de asa-delta.

A pacata praia de pequenas dimensões e paisagem envolvente localizada no bairro da Urca.


ZONA OESTE

Única praia naturista do Rio de Janeiro, está situada na Área de Proteção Ambiental de Grumari e possui aproximadamente 1,5 Km de extensão.

Maior praia carioca, estende-se ao longo da Av. Sernambetiba até o Recreio.  Possui 14,4 km de extensão.

Situa-se em região de reserva ecológica, entre restinga de marambaia, manguezais e mata atlântica.

Praia localizada em área de preservação ambiental. Seu acesso se dá pela estrada de Guaratiba.

A Praia da Macumba fica entre a Praia do Recreio e a Prainha.

Uma pequena faixa de areia com 700m de extensão de mar forte e localizada no fim da praia do Recreio.

Enseada de 2,8km de extensão localizada no final da Av. Sernambetiba, possui paisagem exuberante.

Praia de aspecto selvagem, fica entre a praia da Barra da Tijuca e a Praia do Recreio.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

'GRITO DA SEBASTIANA' ABRE O CARNAVAL DOS BLOCOS DE RUA E HOMENAGEIA SÃO SEBASTIÃO

Moisés Marques, Cordão da Bola Preta, Soraya Ravenle e João Roberto Kelly vão animar o festa que acontece sábado, 22 de janeiro, na Fundição Progresso
 
Sábado, 22 de janeiro, os blocos da Sebastiana se encontram na Fundição Progresso para o "GRITO DA SEBASTIANA". A associação independente que congrega 12 blocos promove há sete anos um bailão em clima de contagem regressiva para o carnaval. O evento aporta novamente na Fundição Progresso se consolidando como parte do calendário de verão da casa.  Entre as atrações desta edição estão os convidados especiais Soraya Ravenle e João Roberto Kelly, que prometem agitar o público com muito samba e marchinhas de carnaval.
 
A festa começa ao som de Moisés Marques que abre a noite no palco São Sebastião. A partir de meia-noite, os 12 blocos que formam a Sebastiana – Ansiedade, Barbas, Bloco de Segunda, Carmelitas, Escravos da Mauá, Gigantes da Lira, Imprensa Que Eu Gamo, Meu Bem Volto Já, Que Merda é Essa, Simpatia É Quase Amor, Suvaco do Cristo e Virtual – se reúnem na arena da Fundição para o grande baile ao som das marchinhas do Cordão da Bola Preta, que terá a participação especial de Soraya Ravenle e João Roberto Kelly. A Bateria da Sebastiana, composta por ritmistas de todos os blocos, fecha a noite com uma apresentação especial cantando sambas que já animaram os desfiles dos blocos da cidade.
 
O baile é realizado pela Sebastiana, em parceria com a Fundição Progresso, Riotur e Globo Rio.

SERVIÇO:
Show: Grito da Sebastiana
Local: Fundição Progresso – Rua dos Arcos, 24, Lapa
Telefone: (21) 2220-5070
Data: 22 de janeiro (sábado)
Abertura da casa: 22h
Início do show: 23h
Capacidade: 4 mil pessoas
Classificação: 18 anos
Acesso para deficientes físicos: sim
Cartões de crédito: somente vendas pelo site (crédito)
Cartões de débito: não
 
INGRESSOS:
1o lote – 20,00
2o lote – 25,00
3o lote – 30,00
4o lote – 35,00

* Para estudantes, idosos, menores de 21 anos, assinantes do jornal O Globo e quem trouxer 1kg de alimento ou flyer promocional.
 
PONTOS DE VENDA:
 

BILHETERIAS DA FUNDIÇÃO PROGRESSO – (21) 2220-5070
De segunda à sexta, das 10h às 13h30 e das 14h às 18h. Sábados (somente em dias de show) a partir das 12h.
 
Call Center - (21) 3545-9205
De segunda à sexta, das 08h às 21h.
Sábados, das 08h às 20h e Domingos, das 10h às 16h.
 
LOJAS SOUTH (Barra Shopping, Botafogo Praia Shopping, Plaza Shopping Niterói, Ilha Plaza Shopping, Iguaçu Top Shopping e Shopping Tijuca), LOJAS BANCO DE AREIA (Shopping Leblon e Rio Sul) e LOJA RASH (Ilha do Governador

PREFEITURA FESTEJA FERIADO DE SÃO SEBASTIÃO NA QUINTA DA BOA VISTA

Riotur vai arrecadar doações para os desabrigados da Região Serrana

A Prefeitura do Rio, através da Riotur, irá realizar um grande evento para comemorar o Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, celebrado no dia 20 de janeiro. A festa acontece no próprio dia 20, na Quinta da Boa Vista, a partir das 10h, e irá arrecadar doações para os desabrigados da Região Serrana, como alimentos não perecíveis, água e produtos de higiene pessoal. A homenagem também irá festejar os 33 anos de carreira do cantor, compositor e humorista Dicró.
 
- Vamos levar muito samba e pagode a Quinta da Boa Vista para celebrar o dia de São Sebastião. Nossa intenção é reunir famílias e pessoas de todas as idades, em uma festa gratuita, reforçando os nossos votos ao Padroeiro da Cidade Maravilhosa. Quem ficar no Rio nesse feriado está convidado a comparecer e curtir todas as atividades, em um dos pontos turísticos mais importantes da cidade – conta o Secretário de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello.
 
Durante todo o dia serão realizadas diversas atividades, como uma missa celebrada pelo arcebispo do Rio, Dom Orani, recreação infantil, queima de fogos e uma série de shows. Ao todo serão 16 atrações, mas também estão previstos convidados surpresa. Entre os nomes confirmados estão: Dicró, Cordão do Bola Preta, Galocantô, Reinaldo, Délcio Luiz, Quintal do Pagodinho, Beto Correa, Bruno Maia, Élson do Forrogode, Luiz Camilo, Naval, Dhema, Razão Brasileira, Dunga, Samba Legal e Deita e Rola.

O Instituto “Sangue Bom” irá realizar teste de glicose e conferindo a pressão arterial gratuitamente.

Confira a programação:

10 horas - Missa Campal
12 horas - Cordão da Bola Preta
13 horas - Quintal do Pagodinho / Razão Brasileira / Dunga e Naval / Samba Legal /André Renato
14 horas - Galocantô
15 horas - Beto Correa / Bruno Maia / Elson do Forrogode / Luiz Camilo / Dhema / Banda do Terreirão
16 horas - Reinaldo / Délcio Luiz / Estrela Negra
17 horas - Banda Copa 7
18 horas - Dicró / Deita e Rola

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

BARCAS NO FERIADO DE SÃO SEBASTIÃO

No próximo dia 20 (quinta-feira), será feriado na Cidade do Rio de Janeiro, em homenagem a São Sebastião, padroeiro da Cidade. Por conta desse evento, a Barcas S/A vai operar com horários especiais nos dias 20/1 (quinta-feira) e 21/1 (sexta-feira).

Dia 20 (quinta-feira)
Nos períodos entre 6h e 10h e entre 16h e 20h, os intervalos da linha Praça XV-Niterói-Praça XV serão de 15 minutos. Das 10h às 16h, e das 20h às 23h30, as partidas serão a cada 30 minutos.
A linha Praça XV-Charitas funcionará com intervalos de uma hora, das 6h50 às 9h50, e das 17h às 21h. O trajeto Charitas-Praça XV vai operar das 6h30 às 10h30, e das 16h30 às 20h30, também com partidas a cada uma hora.
A linha do Cocotá não funcionará no feriado.

Dia 21 (sexta-feira)
Das 6h às 10h, e das 16h às 20h, a linha Praça XV-Niterói-Praça XV terá intervalos de 20 minutos. Das 10h às 16h, e das 20h às 23h30, as partidas serão a cada 30 minutos.
A linha Praça XV-Charitas-Praça XV funcionará nos horários de rush com intervalos de 13 a 20 minutos. Fora do rush, como de costume, os intervalos são de 50 minutos.
Na linha que atende a Ilha do Governador, as saídas do Cocotá serão às 7h, 8h, 9h20, 11h40, 14h, 16h20 e 18h40. Partindo da Praça XV com destino à ilha, as viagens serão às 8h10, 10h30, 12h50, 15h10, 17h30 e 18h40.

Paquetá e Divsul
As linhas que atendem a Ilha de Paquetá e a região da Divsul (Angra dos Reis, Ilha Grande e Mangaratiba) não sofrerão alterações durante os dias 20/1 e 21/1. As barcas irão operar normalmente.

Confira os horários:

20/01/11



Praça XV - Niterói
00:00
09:00
16:30
22:00
01:00
09:15
16:45
22:30
02:00
09:30
17:00
23:00
03:00
09:45
17:15
23:30
04:00
10:00
17:30

05:00
10:30
17:45

06:00
11:00
18:00

06:15
11:30
18:15

06:30
12:00
18:30

06:45
12:30
18:45

07:00
13:00
19:00

07:15
13:30
19:15

07:30
14:00
19:30

07:45
14:30
19:45

08:00
15:00
20:00

08:15
15:30
20:30

08:30
16:00
21:00

08:45
16:15
21:30


Niterói - Praça XV
00:30
09:00
16:30
22:00
01:30
09:15
16:45
22:30
02:30
09:30
17:00
23:00
03:30
09:45
17:15
23:30
04:30
10:00
17:30

05:30
10:30
17:45

06:00
11:00
18:00

06:15
11:30
18:15

06:30
12:00
18:30

06:45
12:30
18:45

07:00
13:00
19:00

07:15
13:30
19:15

07:30
14:00
19:30

07:45
14:30
19:45

08:00
15:00
20:00

08:15
15:30
20:30

08:30
16:00
21:00

08:45
16:15
21:30


Praça XV -  Charitas
06:50
10:50
20:00

07:50
17:00
21:00

08:50
18:00


09:50
19:00







Charitas  - Praça XV
06:30
10:30
19:30

07:30
16:30
20:30

08:30
17:30


09:30
18:30







21/01/11

Praça XV - Niterói


00:00
08:20
14:00
19:00


01:00
08:40
14:30
19:20


02:00
09:00
15:00
19:40


03:00
09:20
15:30
20:00


04:00
09:40
16:00
20:30


05:00
10:00
16:20
21:00


06:00
10:30
16:40
21:30


06:20
11:00
17:00
22:00


06:40
11:30
17:20
22:30


07:00
12:00
17:40
23:00


07:20
12:30
18:00
23:30


07:40
13:00
18:20



08:00
13:30
18:40















Niterói - Praça XV


00:30
08:40
15:00
20:00


01:30
09:00
15:30
20:30


02:30
09:20
16:00
21:00


03:30
09:40
16:20
21:30


04:30
10:00
16:40
22:00


05:40
10:30
17:00
22:30


06:00
11:00
17:20
23:00


06:20
11:30
17:40
23:30


06:40
12:00
18:00



07:00
12:30
18:20



07:20
13:00
18:40



07:40
13:30
19:00



08:00
14:00
19:20



08:20
14:30
19:40








Praça XV -  Cocotá

08:10
12:50
17:30


10:30
15:10
18:40


















Praça XV -  Cocotá
07:00
11:40
18:40

08:00
14:00
08:00

09:20
16:20